Imagem capa - Fotografia newborn: conheça alguns tipos. por Daniela Paz

Fotografia newborn: conheça alguns tipos.

As crianças crescem tão rápido, não é? 

Uma forma de eternizar momentos incríveis é através da fotografia. Os ensaios newborn, por exemplo, fotografam os recém-nascidos, transformando cada clique em uma linda lembrança para a mamãe.

Esse tipo de fotografia é muito comum nos Estados Unidos e na Austrália, mas está em crescimento e se destacando nos últimos anos também no Brasil. Tudo começou com a fotógrafa Anne Geddes, que vive em Sydney, na Austrália, que começou com esse estilo e se tornou a maior referência no segmento, em escala global. 

Para conhecer um pouco sobre a fotografia newborn, trouxe os dois estilos que existem e algumas características, que vão te ajudar a escolher qual você mais gosta para fotografar o seu bebê. Confira:

 

Sessões de estúdio ou pose

Neste estilo de fotografia newborn é preparado um cenário e figurino para fotografar o bebê, além das poses. Após a sessão fotográfica é feito o trabalho de produção, momento em que se usa programas de computador, como o Photoshop, para realizar pequenos ajustes. 

Diferentemente do estilo livre, o objetivo deste tipo de sessão é produzir fotos perfeitas do bebê, seja em cobertores, baldes, cestos, baús, mantas, chapéus, entre outros.

Normalmente, a sessão fotográfica newborn é feita nas duas primeiras semanas do recém-nascido, pois o bebê ainda está bastante sonolento e isso facilita para fazer as poses. Para as fotos ficarem únicas e especiais, é utilizado cobertores, colchas, roupinhas de bebês, chapéus e outros acessórios que permitem explorar a criatividade.

 

Estilo livre

Essa abordagem é mais natural, com o propósito de capturar o estilo de vida do bebê. Por isso, a sessão fotográfica é feita em casa, retratando a rotina de cuidados neném. Essas sessões podem ser feitas até 6 semanas depois do nascimento e, geralmente, duram 1 ou 2 horas. 

O estilo livre, chamado também de lifestyle, tem a intenção é capturar imagens mais naturais do bebê e de sua casa. Nesse estilo, também vale retratar a companhia dos pais e o brilho no olhar que é tão especial. Transmitir isso com fotos do bebê e da família é uma maneira de contar, através de imagens emocionantes, uma história.

Embora cada estilo tenha as suas particularidades, algumas coisas valem para os dois tipos, tanto o de estúdio como o lifestyle.Retratar as expressões dos bebês, por exemplo, é sempre inspirador para criar registros incríveis.

 

Entre em [CONTATO]  para entender um pouco mais sobre a diferença de estilos, assim você poderá escolher com mais confiança qual o tipo de ensaio newborn desperta mais seu interesse.